sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ironias da vida

Falei alguma leviandade no carro,
e ele me disse carrancudo:
lá vem você e suas ironias...
Respondi-lhe, irônica:
“Se até a vida ironiza, que dirá eu...”.

Estávamos atrasados cerca de meia hora e o caminho,
às vezes tranqüilo, às vezes um pouco congestionado,
hoje estava impagável.
No mínimo, ficaríamos mais meia hora ali,
cheirando a música e escutando poluição.(...)
O homem inventou o carro
porque não tinha perna que corresse à 120km/h,
veio o congestionamento e deu ao homem
a saudade de poder andar a pé,
de chegar na hora, de dizer boa noite
e receber um sorriso.
O homem saiu do sítio
porque a cidade tinha mil e um atrativos
para melhorar sua vida que ele nem sabia direito
em que não estava boa.
A cidade se tornou inóspita e hoje compramos,
a 100 mil reais o quilo do terreno
nesses condomínios fechados
que nos promete deixar-nos mais próximos da natureza.
O homem paga com cartão de crédito
porque cédula de dinheiro é ultrapassada.
Escambo era o tempo em que eu trazia
um prato de canjica e a comadre me dava
um litro de leite de Mimosa.
Hoje eu compro tudo com o quadradinho de plástico
e o escambo é outro:
eu troco a tarde deitado na rede
pela fila pra pagar o financiamento
que me dá crédito que me ajuda a pagar o cartão...
Ah, o homem...
Vestia roupa por causa do frio,
agora por causa da moda
e por momento a moda é cada vez menos roupa,
cada vez mais cara.
Vai chegar o dia em que, no inverno,
andaremos pelados
e pagaremos uma fortuna pelo modelito.
O homem moderno inventou a família moderna,
com dois filhos (um casal, sim),
a mulher e seu silicone,
o homem e sua amante,
o carro à gás
e a babá que cria os filhos do casal
enquanto eles trabalham para pagá-la
e ela puder receber o trocado
que a ajuda a criar seus filhos
que ficam em casa sozinhos,
já que uma babá não pode pagar uma babá.
Aí os filhos da babá crescem e todo mundo preconiza
que eles vão assaltar os filhos da mulher do silicone,
mas os assaltados foram eles(...)
Samelly Xavier

Nenhum comentário: