domingo, 29 de novembro de 2009

Domingo Saudosista




Música que embalava


minhas noites,


levando-me


ao encontro de Morfeu:



"A Turma da Maré Mansa


chegou para apresentar


o fino do humor


a graça do dia


que sempre faz rir


e traz alegria


Se vc quer transformar


a tempestade em bonança


tem que saber gargalhar


e sempre participar


da Turma da Maré Mansa..."


Saudades da Turma da Maré Mansa:
http://www.youtube.com/watch?v=jGDZgNml9Aw

Do pombo correio a caixa lotada de emails


Em um tempo,

onde mensagens eram manuscritas,

novelas eram ouvidas

e telefone era coisa de milionário...

Viviam pessoas alegres.

Talvez alegria não seja a palavra,

eu diria livres!

Pessoas que usufruiam

da sua criatividade para viver

e se divertir.
Pensando bem... tecnologia também

é sinônimo de criatividade.

Sem graça mesmo é o que muitos de nós

fazemos com ela!

O pior, é que essa fonte de criatividade

criou uma raça de pessoas insossas,

que não sabem o que fazer com um limão

se não tiver liquidificador.

Que ficam malucas se passarem um dia

sem computador ou o celular

e que no calor a última coisa que pensam

é abrir a janela!!
Nos tornamos prisioneiros

dessa tal de tecnologia!!

Uma coisa simples de se fazer,

se torna frustrante sem o auxílio dela!!

E a preguiça domina !!!!

Em um passado nem tão distante,

fazer coisas à mão e trabalhosas

eram um tipo de passatempo e diversão.

E se tornava mais prazeroso

com a presença dos amigos.(...)

A tecnologia fez com que as pessoas

perdessem a vontade de viver,

elas apenas vegetam!

Preferimos ir para a academia

ficar correndo no mesmo lugar,

do que fazer uma caminhada com os amigos.

Preferimos comer comidas pré-preparadas,

ao invés de comer nosso primeiro

arroz queimado.

Achamos bem melhor escrever "beijo"

do que ir pessoalmente dar um

na nossa amiga do outro lado da rua.

(Blog Sweet Girl)
"O progresso técnico deixará
apenas um problema:
a fragilidade da natureza humana."
( Karl Kraus )

Trecho de: Pertencer


...o que a nossa garota realmente

queria era um bom livro.

Um de capa rasgada e empoeirada

que se disfarçasse assim

para atrair só bons leitores,

loucos por sonetos de amor e vida.

Um livro assim como ela?

Talvez.

(Blog Sweet Girl)

Mc Verde


O McDonald´s,na Europa,

está trocando

a tradicional

logomarca vermelha

por verde.

Explica-se:

O intuito é promover

uma imagem mais ecológica,

com a preocupação

de preservação ambiental.

A novidade já começou a ser

usada na França e no Reino Unido

e será adotada pela Alemanha

até o fim do ano.

Jesus não te ama!


Ele ama a Madona.

sábado, 28 de novembro de 2009

Envelhecer

§ A coisa mais moderna
que existe nessa vida é envelhecer
a barba vai descendo
e os cabelos vão caindo
pra cabeça aparecer
os filhos vão crescendo
e o tempo vai dizendo
que agora é pra valer
os outros vão morrendo
e a gente aprendendo a esquecer
não quero morrer pois quero ver
como será que deve ser envelhecer
eu quero é viver pra ver qual é
e dizer venha pra o que vai acontecer
eu quero que o tapete voe
no meio da sala de estar
eu quero que a panela de pressão pressione
e que a pia comece a pingar
eu quero que a sirene soe
e me faça levantar do sofá
eu quero por Rita Pavone
no ringtone do meu celular
eu quero estar no meio do ciclone
pra poder aproveitar
e quando eu esquecer meu próprio nome
que me chamem de velho gagá
pois ser eternamente adolescente
nada é mais demodé
com os ralos fios de cabelo sobre a testa
que não pára de crescer
não sei porque essa gente vira a cara
pro presente e esquece de aprender
que felizmente ou infelizmente
sempre o tempo vai correr
não quero morrer pois quero ver como será
que deve ser envelhecer
eu quero é viver pra ver qual é
e dizer venha pra o que vai acontecer
eu quero que o tapete voe...§

(Arnaldo Antunes)

A Nossa Casa


¨Na nossa casa amor-perfeito é mato
E o teto estrelado também tem luar
A nossa casa até parece um ninho
Vem um passarinho pra nos acordar
Na nossa casa passa um rio no meio
E o nosso leito pode ser o mar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar
A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar

A nossa casa é de carne e osso
Não precisa esforço para namorar
A nossa casa não é sua nem minha
Não tem campainha pra nos visitar
A nossa casa tem varanda dentro
Tem um pé de vento para respirar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar
A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar¨

(arnaldo antunes)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Citações

“É preciso que eu suporte
duas ou três larvas
se quiser conhecer as borboletas”
(O Pequeno Príncipe - Página 36)

Educar uma criança

não é como

encher um vaso,

mas como

acender uma fogueira.

(Montaigne)

Cultura


°°O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato

O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo

O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso

O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede

O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura°°

(Arnaldo Antunes)

Carrossel


A vida dá voltas, e como!!

No meio disso tudo,

a gente pode se sentir tonto,

sem saber se segura no cavalinho

ou pede pra descer.

Mas tem uma hora

em que finalmente o chão

fica firme novamente.

Romance Folhetinesco


Jú foi pra casa de uma amiga estudar

e aproveitou para dormir por lá.

A mamãe aqui aproveitou

para ir ao cinema

e alugar alguns filmes.

Fui assistir Lua Nova...

Não pq eu goste do estilo,

mas era a única opção

do cinema,

já que o '2012'

vi na semana passada.

Além disso,
era a continuação do

O Crepúsculo,
que acabei assistindo

numa dessas promoções

que a TV a cabo faz

ao abrir alguns canais.

Sei não...
Será que as adolescentes
dessa geração
curtem
esse tipo de romance?
Tão água com açúcar,
tão conto de fadas,
tão sem "pegada" pra
falar um português claro.

Além de tudo
o Vampiro Edward
brilha demais,
no sentido literal da palavra e
não oferece perigo algum pra Bella...
Tive de torcer pelo lobisomen,
ver se pelo menos
ele mudava a situação da mocinha.
Mas que nada...
Os 2 fogem da Bella,
escudados em
desculpas quanto às suas índoles.
Bella está realmente perdida!
Pobre menina:
Arfa o tempo todo,
ora pelo vampiro,
ora pelo lobisomen
e nada acontece.
Conclusão:
Terei de assistir
a continuação desse saga
para ver se haverá um final
justo e decente para essa jovem.
E deixo aqui meu apelo:
Deem a Bella o que ela quer!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dormindo no Divã


Adoro o Yalom, mas não sei

o que está acontecendo...

o "Mentiras no Divã"

está um tédio!

Parece tão repetitivo.

Mas hei de terminar!!

Avatar...


O vermelho me cai bem...

E hj me caiu melhor ainda!

Conspiração


Sabe quando vamos ao mercado e

não encontramos

um dos itens da listinha?

Chaaatoo!

Só de pensar em ir a outro mercado

por conta de uma única mercadoria...

Haja paciência!

Mas não se desespere.

Eu faço o seguinte:

Dou umas voltas no mercado,

me distraio com outros produtos,

deixo o universo conspirar ao meu favor

e volto a sessão do item que está faltando.

É batata!

99% das vezes o item aparece.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fim dos tempos?


Que caloorrrr!!

Tapa Olho


O véu de Maya
é o nome dado pelos Hindus

para a nossa realidade,

que é apenas uma distração sensorial,

uma teia de aranha...

que ao mesmo tempo
em que esconde,

revela.

"Estuda para ver em que consistes
E verás então o que existe
O que estudas,
aprendes e és
Nisso justamente tu consistes
Tudo o que há fora de nós
Há também dentro de nós.

Amém"

(in Aureum Vellus).

domingo, 22 de novembro de 2009

Balanço


O Fim do ano está

se aproximando

e com ele a

revisão do ano

inteiro.

É hora de dar uma

"faxinada" em tudo

que não vale à pena.

É a época de morte

e renascimento.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Evolução da Coca Cola

Estou sentindo falta da garrafa pet...
mas observem que nessa coleção só há
as glamourosas garrafas de vidro.
Da esquerda para a direita:
1899 - 1900 -1915-1916 -1957b e 1986.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Personalidades


Segundo Jung,

as pessoas expressam suas

preferências através

de alguns comportamentos

mais do que por outros

e podem ser classificadas em

tipos psicológicos

por suas preferências,

características individuais,

hábitos e iniciativas.


Baseado em seus estudos,
foi criado o MBTI
Myers Briggs Type Indicator,
desenvolvido por
2 mulheres que se aprofundaram
na teoria de Jung
durante a 2ª guerra mundial.

Segundo esse teste,
muito utilizado
para aconselhamento de carreira,
treino de liderança,
desenvolvimento pessoal, etc
existem quatro dicotomias:


Extroversão/Introversão;

Sensorial/Intuição

Razão/Emoção e

Julgamento/Percepção

que correspondem a 16 tipos psicológicos

que podem ser divididos

em 4 grupos de temperamentos:

SJs' ou Guardiões (46,1%)

SPs' ou Artesãos (27%)

NFs' ou Idealistas (16,5%)

-que é o meu tipo psicológico-

NTs' ou Racionais (10,4%)


Segundo os estudos

sou ENFJ.

No geral, o ENFJ é uma pessoa charmosa,

calorosa, graciosa, criativa e diversa,

com idéias altamente desenvolvidas sobre

a maneira como as outras pessoas funcionam.

Esta habilidade especial de ver o potencial

de crescimento das pessoas, combinada

a uma intenção genuína de ajudá-las,

faz com que você seja alguém altamente valorizado.

De tão preocupados com os outros que você é,

você precisa se lembrar de valorizar mais

suas próprias necessidades

assim como você valoriza as dos outros.

Profissões Recomendadas:
Administrador
Sociólogo
Antropólogo
Cientista Político
Dentista
Nutricionista
Designer
Publicitário
Ator
Consultor de desenvolvimento organizacional
Escritor
Editor
Fisioterapeuta
Psicólogo
Relações Públicas
Especialista em recrutamento e seleção
Especialista em desenvolvimento e pesquisa
Vendedor
Assistente social
Professor
Orientador vocacional
Palestrante
Terapeuta alternativo
Clérigo

domingo, 15 de novembro de 2009

Tríptico de Florais


É a primeira vez que faço uso

de 3 florais combinados:

Scleranthus, Larch e Wild Oat.

E lá vamos nós!

Sobre as Cores


Diversos estudos sobre a ciência

confirmam a psicologia da cor

e a sua influência

nos mais diversos ambientes,

seja para fidelizar clientes,

estimular o consumo,

tornar ambientes hostis

em locais agradáveis,

orientar o fluxo de pessoas,

promover o bem estar,

valorizar aspectos arquitetônicos,

tornando o ato de comprar

em algo agradável e estimulante.

Segundo Goethe,

em sua Teoria das Cores,

“cada cor produz um efeito específico

sobre o homem,

revelando, assim, sua presença

tanto na retina quanto na alma”.

A formação da cor se dá

através de três elementos:

a luz, como fonte da cor;

a matéria e sua reação à incidência da cor

através da luz

e o olho como o órgão captador

e o decodificador da cor para o cérebro.

Os seres humanos são influenciados

psicologicamente pelas cores

de diversas maneiras,

principalmente, através da emoção

que elas podem proporcionar.

Por isso, diversos produtos trazem

como sua maior atratividade

as cores de suas embalagens.
Grandes empresas fazem uso constante das cores

em seus produtos há décadas

para chamar a atenção,
gerar interesse

e desejo do cliente em adquiri-los

e partirem para a ação.

As cores podem despertar

diversos sentimentos,

agradáveis ou desagradáveis,

de prazer ou de dor,

que estão relacionados

diretamente ao emocional e ao racional,

influenciando no comportamento do consumidor.

As grandes empresas não investem em propaganda,

promoções e marketing

escolhendo aleatoriamente as cores.

A empresa deve conhecer

quais as cores que vendem

e quais as que devem ser evitadas,

ou seja, as cores podem ajudar

muito a construir um negócio.


Vermelho:
Imagem física.
Para esportes, academias, escolas de dança,
organizações políticas ou negócios de bens imóveis.

Pink:
Imagem feminina.
Para modas, cosméticos, igrejas
e produtos e serviços de buffet infantil.

Marron:
Imagem de gratificação.
Para industria de diversão, vídeo,
carros, móveis, jogos e bebidas.

Laranja:
Imagem de energia.
Para arquitetura,
ferramentas e serviços para construção
e serviços rápidos.

Pêssego:
Imagem de caridade.
Para serviços e produtos para crianças,
produtos escolares,
organizações de caridade.

Amarelo:
Comunicação.
Todos os produtos e serviços de comunicação
e industrias de entretenimento,
especialmente para vendas.

Verde:
Saúde, plantas e vegetais.
Para loja de comidas naturais,
produtos florais e higiene pessoal.

Azul claro:
Criatividade.
Para industrias de arte
e design,
serviços e produtos de informática.

Azul escuro:
Execução.
Para negócios, educação, serviços financeiros,
negócios de alto investimentos
que necessitem mostrar confiabilidade
- por exemplo: vendas de carros.

Preto:
Imagem de autoridade.
Para serviços de produtos de segurança e proteção,
ou simboliza luxuria com a combinação
com dourado e prata.

Branco:
Individualidade e imagem de limpeza.
Melhor para produtos do que para serviços.

Dourado:
Imagem de riqueza e segurança.
Para corretores, banqueiros, comerciantes
e serviços de alta qualidade
e serviços de desenvolvimento pessoal.

Hours Concours


Infância tem seu lado


bom de ingenuidade...


Somos juízes dos nossos


próprios talentos e


acreditamos que fazemos tudo


da mais perfeita forma.


Assim era eu quando cantava


A Banda do Chico Buarque


-não tinha pra ninguém-


meu gogó era afinadíssimo!

Tb me considerava


a melhor escultora


de lápis de cera


que já existiu!


Apesar de esculpir


sempre a mesma coisa,


meu estilo era inimitável!


Entrava debaixo da mesa


e esculpia lindas taças.


Como instrumento de trabalho


levava minha inseparável


faca de plástico
-aquela que vinha


nos rocamboles pullman.


Outra das minhas especialidades era


escultura em massinha
de modelar:


Cestas e mais cestas de ovos.


Cheguei ao Pré Primário


expert em cestas.


O que ficou disso?


A verdadeira


essência da vida,


que acabamos


deixando para trás:


Somos aquilo


que acreditamos ser...


sempre!

A Ponte do Rio Kwai


Amava esse filme!!

Vi trocentas vezes.

Depois pegava

meu barquinho flauta

e tocava a música

que os prisioneiros

assoviavam enquanto

construíam a ponte.

Bem...só eu achava

que tocava aquela música,

mas era o que importava.

Sobre Dentistas e Ventríloquos


Meu dentista na infância tinha consultório

no prédio onde funciona

o IBEU em Copacabana.

Ficava no mesmo andar

das salas de ballet.

Gostava muito do dia de ir ao dentista,

mais pelos brinquedos que lá havia

do que propriamente pela consulta,

-embora a sala onde éramos atendidos,

tivesse um painel de letras e bichinhos

que acendiam com apenas o toque dos dedos.

Artifício muito bem bolado e utilizado pelo

dentista, que assim distraía

seus incautos pacientes...

Certo dia descobri,

por descuido da recepcionista,

que além da sala do dentista

havia uma outra sala

misteriosa naquele consultório.

Como sempre fui curiosa e investigativa lá

fui eu observar a tal sala...

era uma biblioteca!

Imagino que usada para descanso e distração

do Dr. entre uma consulta e outra...

mas o que mais me intrigou

foi outra descoberta,

essa sim horripilante

aos olhos de uma criança:

um boneco de ventríloquo

sentado no sofá da tal

sala...

As mais diversas idéias

povoavam minha mente.

Seria ele ajudante do dentista?

Conversariam entre as consultas?

Como funcionava

aquela coisa?

Minha mãe sempre dizia que

os ventrílocos falavam pela barriga...

Seria fato?
Me dava arrepios só de imaginar!!!

E minhas idas ao consultório
nunca mais foram as mesmas...
Quem me garantiria que
eu não seria atendida por
aquele boneco disfarçado???

sábado, 14 de novembro de 2009

Aproveite o momento.


Lembre-se das mulheres do Titanic
que tinham acabado de recusar a sobremesa.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Da Vinci


Ao conceber seu famoso afresco “A última Ceia”,

Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade:

precisava pintar o Bem - na imagem de Jesus

- e o Mal - na figura de Judas.

Resolveu sair procurando por Milão

os modelos que representassem os dois.

Certo dia, enquanto assistia um coral,

viu em um dos rapazes a imagem ideal de Cristo.

Convidou-o para o seu ateliê,

e reproduziu seus traços em estudos e esboços.

Antes de o rapaz sair, mostrou-lhe a idéia do afresco,

e elogiou-o por representar tão bem a face de Jesus.

Passaram-se três anos.

A “Santa Ceia”, que enfeitava uma das igrejas

mais conhecidas da cidade, estava quase pronta

- mas Da Vinci ainda não havia encontrado

o modelo ideal de Judas.

O cardeal, responsável pela igreja,

começou a pressionar Da Vinci,

exigindo que terminasse logo o seu trabalho.
Depois de muitos dias procurando,

o pintor encontrou um jovem

prematuramente envelhecido, esfarrapado,

bêbado, atirado na sarjeta.

Com dificuldade, pediu a seus assistentes

que o levassem até a igreja,

pois já não tinha mais tempo de fazer esboços.

O mendigo foi carregado até lá,

sem entender direito o que estava acontecendo:

os assistentes o mantinham de pé,

enquanto Da Vinci copiava as linhas da impiedade,

do pecado, do egoísmo,

tão bem delineadas naquela face.

Quando terminou o trabalho, o mendigo

- já um pouco curado de sua ressaca -

abriu os olhos e notou o afresco na sua frente.

E disse, numa mistura de espanto e tristeza:

- Eu já vi este quadro antes!

- Quando?

- perguntou um surpreso Da Vinci.

- Há três anos atrás,

antes de eu perder tudo que tinha.

Numa época em que eu cantava num coro,

e o artista me convidou para posar

como modelo para a face de Jesus.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coisas que não tem preço


Estou preparando minha casa

para o ano que vai começar.

Gosto de entrar os anos novos

com espírito renovado

e novos planos traçados.

Minha casa reflete esse momento...

Por conta disso há

3 pessoas agilizando o serviço

e sempre acontece

uma "festa"

no café da manhã

e no lanche da tarde

que servimos a esses trabalhadores

que nos encantam com sua arte.

Cada dia além do famoso café

da Luciana temos sucos...

O de hoje foi de laranja com acerola.

Como meu pé de acerola está podado,

as acerolas vieram do pé

do vizinho,

cujos galhos ultrapassam

meu muro.

E o bolo?

Bolo feito com maracujá!

Que delícia...



Mãe Natureza


Tudo que existe acima e abaixo,

também existe dentro de você.

E tudo respira;

quando você perceber isso,

irá também compreender a Arte da Paz.

Aqueles que a praticam,

sabem que são guerreiros protetores

da Mãe Natureza,

e em cada respiração

estão colocando dentro de si

o sol e a lua,

o paraíso e o mundo,

a maré alta e a maré baixa,

a primavera e o inverno,

o verão e o outono...

Fernando Pessoa


“É fácil trocar as palavras,

difícil é interpretar os silêncios”.

(F.P)

Espera


Quando andamos muito depressa

ficamos sem saber

o que estamos fazendo.

Precisamos esperar até que

nossas almas nos alcancem.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Unhas Geek

Para acompanhar a tendência...

Estilo Nerd


Eles venceram.

De brilhantes mentes escondidas

atrás de um computador,

os nerds viraram ícone fashion.

Num mundo dominado pela tecnologia,

em que a informação é o diferencial,

os óculos de aro grosso subiram nas passarelas

e ganharam as ruas.

A onda, também chamada “geek chic”,

começou com o último desfile da estilista britânica

Luella Bartley, em 2008,

e foi engrossada no Brasil por grifes como

Triton, Sandpiper e Homem de Barro,

que apresentaram looks

em seus desfiles de inverno

no São Paulo Fashion Week

e no Fashion Rio.
“Os estilistas e os analistas

de subcultura chamam

essa tendência de moda geek”.
Geek é o comportamento que define

os ultraligados em tecnologia.

“Essa moda estar nas ruas faz todo sentido,

por causa da influência enorme da internet

e dos criadores de objetos de desejo,

como o Steve Jobs, fundador da Apple.”

Outra característica da moda nerd

é resgatar acessórios e peças de alfaiataria

de brechós (ou do fundo do baú)

e combiná-los com peças mais atuais.

Cores para todos os gostos


A tendência reflete a personalidade

da mulher contemporânea.

Multifacetada,

ela não se contenta mais com uma cor só.

Se hoje as mulheres trafegam com tanta naturalidade

pelo mundo das tinturas para cabelos,

é porque elas desfrutam do trabalho pioneiro

do químico francês Eugène Schueller.

Foi ele quem, há exatos 100 anos,

fundou a Sociedade Francesa de Tinturas Inofensivas,

a atual L'Oréal.

E quem, pela primeira vez, passou a produzir

tinta para cabelos industrialmente.

Segundo historiadores, mulheres pintam os cabelos

desde os egípcios.

Porém, até Schueller, a tintura era caseira

e eram recorrentes os relatos de sérios danos aos cabelos

e até mesmo à saúde de mulheres.

"As tintas evoluíram e estão mais fáceis de aplicar,

duram mais tempo nos cabelos

e quase não danificam os fios", diz Olivier Blayac,

diretor de desenvolvimento de produtos

para o grande público da L'Oréal no Brasil.

O aprimoramento contribuiu

para a democratização da coloração.

No passado, as mulheres pintavam o cabelo

para esconder os fios brancos.

Hoje, elas começam a colorir na adolescência,

por estilo", diz.

No início, só existia a L'Oréal e suas nove cores.

Hoje, são dezenas de fabricantes

e centenas de tonalidades.

Afinal, a demanda é grande.
Um estudo da Avon revela que oito

em cada dez mulheres colorem os cabelos.

Outra pesquisa mostra que as brasileiras são campeãs

no consumo desse tipo de produto no mundo

- elas representam 14% do mercado de tinturas.

Do século passado para cá,

a tinta para cabelo fez história.

Mudou o visual e deu personalidade

a mulheres comuns

e a estrelas de cinema,

como a atriz americana Marilyn Monroe,

que nasceu morena e ganhou notoriedade

graças às madeixas loiras
descoloridas artificialmente.

Plásticos de Grife


Eles conquistaram grifes como Chanel,

Givenchy, Fendi,

Gucci e Yves Saint Laurent.

Coloridos, neutros
e confeccionados com material

e tecnologia cada vez mais sofisticados,

os sapatos de plástico

mudaram de status:

deixaram de ser populares

e viraram chiques.

São encontrados
em forma de sandálias de dedo,

sapatilhas, tênis

e até peep toe,

e, hoje, vão da praia à festa.

Mas isso não quer dizer

que sejam unanimidade...

Que fique bem entendido!

Bons Sonhos...


Um estudo concluiu que, em média,

50% dos casais que compartilham

o leito têm dificuldade para dormir

e desenvolvem algum problema de saúde

em decorrência dessas noites insones.

E não é só o ronco que atrapalha.

Um constante puxar de lençóis

ou um companheiro com sono agitado,

que se mexe muito,

também podem fazer o merecido descanso

se transformar num filme de terror.

A advogada Neutra Magalhães, 67 anos,

aderiu há dez à separação de leitos,

porque o marido vê televisão até tarde.

"A gente dorme bem melhor,

mas atrapalhou a intimidade",

reconhece Neutra.

Tanto sacrifício não é necessário.

"É preciso sincronizar as rotinas.

Se um deles tiver algum problema,

pode e deve ser tratado",

diz a especialista em medicina do sono

Luciane Fujita, do Instituto do Sono,

da Universidade Federal de São Paulo.

Vale tudo para que o sonho

de dormir juntinho

não vire um pesadelo.