sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Perder a piada para não perder o amigo

Se senso de humor for rir enquanto alguém ridiculariza outro alguém com a desculpa de que “estava apenas brincando” então eu não tenho o menor senso de humor.
Para mim isso é falta de respeito, beleza, gentileza e temperança.

Sinto pena do que ridiculariza, pois o vejo como um ser errante que precisa pisar no outro para se sentir bem dentro da própria pele e tristeza pelo ridicularizado que na maioria das vezes faz cara de quem não entendeu “a brincadeira” ou se isola e se consome na vergonha que fora exposto.

Nunca entendi direito o ditado “perco o amigo, mas não perco a piada”. Será que os adeptos dessa filosofia percebem o quão são cruéis às vezes com suas brincadeiras e piadas ou são apenas seres inocentes cheios de bom humor?

O que eu realmente não entendo é para quê machucar alguém – tendo plena consciência do que se está fazendo – e depois dizer: “to brincando, heim?” O porquê talvez seja mais fácil de compreender: baixa auto-estima e necessidade de rebaixar o outro para que o próprio ego se sobressaia.

Mas dizer “é brincadeira” não anula o mal-estar gerado na pessoa exposta a uma piadinha!!!

Freud dizia que toda brincadeira era na verdade uma expressão do inconsciente, assim como os sonhos e os atos falhos, ou seja, algo parecido com “toda brincadeira tem um fundo de verdade”. Se assim for, só posso concluir que os brincalhões de plantão são apenas pessoas covardes!!! Pessoas que tem medo de dizer o que pensam e se escondem por trás das brincadeiras.

A grande piada disso tudo e que infelizmente os brincalhões não percebem é que apesar de ter companhia eles estão sempre sós ou se sentindo completamente sós. Por que será, não? Será porque quem cospe para cima recebe o cuspe na testa? Será porque toda ação tem uma reação e quando machucamos alguém acumulamos energia de dor em nosso campo energético?
Talvez a física quântica explique a solidão dos brincalhões melhor que a filosofia e o esoterismo.
Toda ação tem uma reação [lei básica da física].
Praticar a gentileza é quase sinônimo de receber beleza na própria vida.

Nenhum comentário: