sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Catixa

Sentia o sangue quente correndo pelas veias embora suas mãos estivessem frias. Andava apressado de um lado para o outro como quem espera a notícia de um parto. Vez ou outra esquecia pendurado nos lábios um riso de canto e cantarolava uma melodia estranha para espantar a aflição.

Ele estava distraído quando ela apareceu pequenina e tímida, vestida de branco, com lábios rosa-chá. Antes de sua presença inundar a sala com a brancura de mil algodões doce, observou pela fresta da parede os passos inseguros dele. Ela não queria sentir dor e por alguns minutos pensou em partir sem dizer adeus - o que seria mais seguro - mas o perfume que saia dos cabelos dele e a doçura da melodia que se desprendia de seu ventre a deixou imóvel.

Num repente as luzes se apagaram. Ele implorou por ajuda. Pediu aos anjos, aos santos, a nossa senhorinha do céu e aos homens de bem que por ali passavam para que a luz voltasse a brilhar. Há meses esperava por aquele encontro, precisava conhecer a tez daquela que noite após noite bailava em seus sonhos.

Aquele era o momento certo para fugir, desistir de tamanha loucura. Sequer se conheciam, pertenciam a mundos completamente diferentes e perto dela, ele se parecia com um Golias.

Apesar da escuridão, ela se deixou levar pelas batidas do seu coração – ele não sabia que ela estava tão próxima. Velas foram acesas por todo o ambiente e quando ele finalmente a viu, surpreendentemente linda, não pode conter o grito:

_ CATIXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A pobre lagartixa caiu do teto e se escondeu atrás da porta. João chorou, correu para o colo da mãe e disse: “simiu a catixa, mamãe”.

No dia seguinte, João, de dois anos de idade, já havia esquecido Catixa e estava apaixonado pela Xumiga [formiga]...

...
A paixão tem dessas coisas para quem a aceita: chega, esquenta, excita, arde, amedronta, brinca, acaricia, ilude, confunde, e depois parte, generosamente, para que outra paixão se aproxime, porque as paixões sempre passam mas o coração de quem ama fica...
(Fina Flor - Monica Montone)

Nenhum comentário: