terça-feira, 18 de março de 2008

Diálogos


-Ooooooi !!!
-Oooi!!
- Puxa, quanto tempo!
- É, muito tempo mesmo, né...acho que não te vejo desde aquele dia...
- Pois, é...então me conta, como você está?
- Na correria, não tenho tempo de nada.

Aliás agora mesmo estou atrasada para uma reunião,

mas a gente se fala, vamos marcar de encontrar...
- Vamos sim!
- Então bjo...dá um bjo no Paulinho...
- Ciao!
- Ciao!


E em segundos as pessoas desaparecem em meio a tantas outras desconhecidas...
Talvez esta seja uma das cenas mais comuns em nosso dia-a-dia.

Aliás, acho até que podemos deixar o diálogo programado

e aí só apertar um botãozinho para dizer:

" e aí, tudo bem? Eu tô na correria..."
.
E a gente está correndo tanto para que?!
.
Essa é uma pergunta sem resposta pra mim,

embora eu também faça parte do "time do botãozinho ".

Faço parte sim, e poderia até justificar contando as pressões da vida que levam à tal situação.

É o mercado de trabalho que demanda, é a pressão da economia, é .., é..., é... Mas a verdade é que a gente está sempre fazendo escolhas, e se estamos no time do botãozinho é porque escolhemos ali estar.

Sim, a vida puxa...mas a pergunta fica: para que estamos correndo?
.
Percebe que quando vamos tentar responder acabamos falando os porquês,

mas não conseguimos identificar o para que?!

Pois é bem difícil achar que estamos todos interessados em ficar sozinhos,

vivendo em um mundo quase autista,

mas que ao mesmo tempo oferece inúmeras possibilidades de comunicação...

É, vc já parou pra pensar na nossa realidade, é essa aqui, da chamada "blogosfera"?! Conversamos com várias pessoas, trocamos idéias, trocamos até receitas,

mas de verdade quem conhecemos?!

E conhecer por acaso não é mais do que saber o que a pessoa pensa sobre o amor,

ou o aborto, ou a política?!

Conhecer não é mais do que saber quanto a pessoa mede, que cor é o cabelo, se é gorda ou magra, bonito ou feia, ...?!
.
Para mim é muito mais que isso, e quer saber?


Ultimamente eu ando esfomeada.

Com fome de conhecer as pessoas.

Sabe aquele se interessar sobre a dinâmica do outro?!

Sobre a essência do outro?!


Eu ando mesmo com fome de conhecimento.

Num sentido amplo da palavra.

Como uma criança na fase que está explorando o mundo.

E cada vez mais entendo que para eu conhecer alguém

ou algo preciso deixar um pouco de lado o meu quadro de referências...

e puxa como eu gostaria que as pessoas fizessem isso também!!!


Acho que essa reflexão não tem um fim.

Mas tem um convite: ei, você aí, quer conhecer o meu mundo?!

E eu posso conhecer o seu?!

Tem gente que deixa a gente só molhar o pezinho para ver se a água está fria...

e tem gente que já pula de cabeça...

e assim é o mundo de cada um...