sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Posturas do Corpo

No dia a dia encontramo-nos em contato permanente com os outros, e utilizamos diversificadas formas para comunicar, como a expressão facial, o tom de voz, os gestos, as posturas, todos estes sinais são interpretados pelo nosso cérebro, que nos diz se estamos em boa ou má companhia.
Não basta então, limitarmo-nos a observarmos friamente as palavras escritas ou ditas, é essencial aprender a analisar todos estes pequenos detalhes que são captados pelo nosso cérebro mas não são analisados convenientemente.
O estudo dos movimentos corporais em três categorias:
facial, gestual e postural,
todas elas estão fortemente interrelacionadas
e devem-se interpretar em conjunto e não separadamente.
Mehrabian no ano de 1972 ao analisar a comunicação de atitudes e de status social por meio de indicadores posturais: observou que uma maior proximidade aliada a um contacto visual intenso e uma inclinação para diante são tudo sinais que comunicam uma atitude positiva perante os outros. Já uma colocação assimétrica dos membros e uma inclinação reclinada, descontracção das mãos e pescoço descaídos ao longo do corpo, constituem referências para uma postura de relaxamento corporal.
A postura ao ser um dos elementos da comunicação não verbal mais facilmente identificável, à medida que o indivíduo toma consciência da sua postura em determinadas circunstâncias, estará a dar o primeiro passo para conhecer-se a si próprio e aos outros.

Nenhum comentário: