quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Fleumatico-Sanguineo

Assim como rios, montanhas, nuvens, plantas e animais, também a natureza humana é formada pela união dos quatro elementos.
E não apenas em nível físico (oxigênio, calor, minerais e fluidos corporais são necessários para a vida): nossas emoções e nossa personalidade são influenciadas pela presença de fogo, terra, água e ar, em diferentes proporções.
Os versos “No meio do caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meio do caminho”, do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), ajudam a entender os tons de nossas atitudes.
Face ao caminho bloqueado, algumas pessoas se lançam contra a pedra para esmurrá-la (são os chamados coléricos, sob o efeito do elemento fogo), enquanto outras imediatamente pulam o obstáculo, como se ele não existisse (caso dos sanguíneos, predominantemente influenciados pelo elemento ar). Outros param, sentam e ficam adiando a decisão do que fazer para contornar o obstáculo: são os fleumáticos, regidos pela água. Há os que, por fim, não se contêm, apenas choram e lamentam a situação – os chamados melancólicos, sob efeito do elemento terra.

AUTO-CONHECIMENTO

Fogo, água, terra, ar:Qual dessas forças predomina em voce?

Os quatro elementos da natureza estão em todas as coisas que nos rodeiam e têm o poder de dar o tom de nosso temperamento, despertando emoções como alegria, serenidade, inquietude e ansiedade.

Se apresentasse uma consistência mais líquida, a bile deixava a pessoa fleumática, adaptável como a água (flegma, em grego). Ao circular com a rapidez do sangue, a bile colocava o indivíduo no tipo sanguíneo, inquieto como o ar.

Estágios da evolução

No começo do século 20, o médico austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) recuperou o conhecimento sobre os temperamentos e o relacionou a estágios da evolução espiritual. Esse é um dos pilares da antroposofia, ciência holística que enxerga o homem como um todo, considerando corpo, mente e espírito intrinsecamente ligados. Hoje, o estudo de Steiner sobre os temperamentos é parte fundamental de diagnósticos médicos e psicológicos na linha antroposófica.

“Todos temos características dos quatro elementos, mas há a tendência de um deles predominar na personalidade”, diz Moacir Amaral, clínico geral antroposófico com prática de psiquiatria e terapia transpessoal, de São Paulo.

O fogo é oposto à água e o ar faz o contraponto à terra. “Alguém com tendência à personalidade de fogo, por exemplo, exibe poucos traços do tipo água, mas apresenta características de ar e terra”, explica o médico Samir Rahme, clínico geral antroposófico, também de São Paulo.Não basta conhecer em que tipo de personalidade nos enquadramos.
É preciso alimentar nosso elemento predominante e cultivar características dos outros três. Para alcançar o bem-estar físico, mental e emocional, o ideal é que os quatro elementos estejam em equilíbrio – como acontece na natureza.

Seu temperamento e as atividades que harmonizam os elementos, segundo os especialistas.

Temperamento: fleumático.• Emoções: tranqüilidade, indiferença, mágoa.• Aparência: seu tipo físico não é muito definido. Pode ter uma estatura alta ou baixa, mas tem a tendência a acumular peso. Seu olhar cândido, inocente e sem malícia provoca nos outros uma imediata empatia.• Características: sensível e emotivo, é adaptável, como o meio líquido, e não gosta de demonstrar sentimentos. O fleumático prefere levar a vida num ritmo calmo e disciplinado e tem fortes inclinações artísticas. De tão apegado à rotina, porém, sente dificuldade em aceitar mudanças e tende à estagnação, até emocionalmente, como acontece com as águas represadas. Gosta da passividade e mostra pouca disposição para ir atrás de seus objetivos.• Práticas que fazem bem: tai chi chuan, arte marcial em que os movimentos sugerem formas, e fazer esculturas de argila são atividades ideais para o fleumático começar a atenuar a dificuldade de lidar com o lado concreto e os aspectos materiais da vida. Banhos de mar e cachoeira têm um poder restaurador sobre sua energia física e capacidade mental.

Temperamento: sanguíneo.• Emoções: extroversão, inquietude, ansiedade.• Aparência: o tipo sanguíneo movimenta-se com graça e nutre uma boa relação com seu corpo, que tende a ser esbelto e flexível, de estatura alta. Seu olhar é vivo e expressivo, e seus olhos, brilhantes.• Características: dono de um espírito inquieto e mente ágil, o sanguíneo cativa a todos por sua alegria e facilidade de comunicação. Versátil e eclético, cultiva um vasto leque de interesses. Dar tanta ênfase ao intelecto, entretanto, pode esgotá-lo física e mentalmente. A dificuldade em se concentrar e se aprofundar também pode levá-lo à falta de foco e à superficialidade nas relações.• Práticas que fazem bem: a meditação, a ginástica holística e a ioga são atividades que conduzem o tipo sanguíneo a um mergulho em seus processos internos para contrabalançar a tendência a flutuar e viver plenamente apenas no mundo exterior. Trabalhos manuais, como a tecelagem, são úteis no desenvolvimento da concentração. A modelagem em argila e a jardinagem também fazem aterrar os filhos do elemento ar.

Um comentário:

Movimiento Argenlibre disse...

Saludos desde el Movimiento Argenlibre
argenlibre.blogspot.com