sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Anos passam...


'(...)Por que as pessoas têm tanto medo de envelhecer?
Quem disse que ficar velho é feio?
(...)Mas a sociedade maluca acha homens
com cabelo branco charmosos
e mulheres com mais de quarenta passadas.
Já escrevi sobre isso, acho absurdo.
Homem com barriga é aceitável,
mulher com barriga é desleixada.
Ei, peraí, quem inventou que as mulheres
precisam ser tão massacradas?
Quem colocou na cabeça das mulheres
que elas precisam se cuidar
como raparigas de vinte e dois anos?
Quem?
Me conta que vou lá dar uma voadora
bem no meio da cara.
Envelhecer é bonito.
Um casal que envelhece junto, então,
mais bonito ainda.
Acho lindo casais bem velhinho de mãos dadas.
Acho romântico ver o jeito que eles se olham,
como se conhecem,
quantas marcas trazem no coração,
no corpo, na vida.(...)
Quem casa é porque acredita no amor,
acredita na união, na ligação.
E um casamento pode dar certo ou não.
O que não me conformo é ver duas pessoas,
que antes se amavam absurdamente,
acabarem se tornando estranhas.
Como pode um dia você amar
e no outro olhar para o lado
e não reconhecer mais
quem está com você?
Eu sei que isso acontece,
mas acho que é pura falta de atenção.
Todo mundo muda um pouco todo dia.
A vida faz com que a gente mude,
se modifique, evolua de algum modo.
E se você não presta atenção em quem está
ao seu lado não percebe isso, nem se percebe.
Então, um belo dia, tudo mudou
e só você não viu.
Daí se pergunta:
o que aconteceu?
Olha, o que aconteceu é que você não enxergava,
não via, não olhava.
Tem gente que quando se dá conta disso
senta e conversa.
Tem outros que ignoram o fato
e seguem em frente.
Sou a favor da conversa,
da aceitação, do entendimento.
Ignorar não leva a nada.
Seguir em frente sem juntar
os pedaços do quebra-cabeças
não leva a lugar nenhum.
Ou leva.
Porque a verdade custa caro.
Nem todo mundo está preparado para ver.'
(Clarissa Correa - trecho de 'Quanto custa uma verdade')

Nenhum comentário: