segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Caminho



( ... )"Tudo é um entre um milhão de caminhos.

Portanto, você deve sempre ter em mente

que um caminho não é mais que um caminho;

se achar que não deve segui-lo,

não deve segui-lo,

não deve permanecer nele,

sob nenhuma circunstância.

Para ter uma clareza dessas,

é preciso levar uma vida disciplinada.

Só então você saberá

que qualquer caminho

não passa de um caminho,

e não há afronta,

para você nem para os outros,

em largá-lo,

se é isso o que seu coração lhe manda fazer.

Mas sua decisão

de continuar no caminho

ou largá-lo

deve ser isenta de medo e de ambição.

Eu lhe aviso.

Olhe bem para cada caminho,

e com propósito.

Experimente-o tantas vezes

quanto achar necessário.

Depois, pergunte-se,

e só a si,

uma coisa.

Essa pergunta é uma

que só os muitos velhos fazem.

Meu benfeitor certa vez

me contou a respeito,

quando eu era jovem,

e meu sangue era forte demais

para poder entendê-la.

Agora eu entedo.

Dir-lhe-ei qual é:

esse caminho tem coração?

Todos os caminhos são os mesmos:

não conduzem a lugar algum.

São caminhos que atravessam o mato,

ou que entram no mato.

Em minha vida posso dizer

que já passei por caminhos compridos,

compridos,

mas não estou em lugar algum.

A pergunta de meu benfeitor agora tem significado.

Esse caminho tem um coração?

Se tiver,

o caminho é bom;

se não tiver,

não presta.

Ambos os caminhos não conduzem a parte alguma;

mas um tem coração e o outro não.

Um torna a viagem alegre;

enquanto você o seguir, será um com ele.

O outro o fará maldizer sua vida.

Um o torna forte;

o outro o enfraquece."

(Carlos Castañeda. A Erva-do-Diabo)

Nenhum comentário: