quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Banheiros


Num restaurante, o rapaz comenta algo com a moça e ela diz:
- Ih, eu tenho entrado nesse banheiro toda hora!
Ela estava indo ao masculino, que tinha um 'M'
na porta e ficava de frente para os clientes.
Confundiu com 'M' de 'Mulher'.
E como o lavatório feminino ficava na lateral
e a letra 'F' era estilizada,
o engano era justificável.
É uma confusão comum nos dias de hoje,
graças às modernidades dos decoradores.
No bar Gibeer, de meus amigos Jeff e Joner,
a solução foi criativa e não dá margem a dúvidas: Feios e Lindas.
Estive há pouco num casamento na Casa das Canoas
e o rapaz à minha frente empacou na hora de entrar no banheiro. Estava escrito "Gentlemen". Perto, outra porta trazia a placa "Ladies".
Não era tão difícil assim descobrir o correto, e,
após alguns instantes de hesitação, ele acabou acertando.
Só não entendi até agora por que está escrito em inglês.
Em outro local - agora falha-me a memória -
os símbolos eram tão confusos e rebuscados
que a casa pregou nas portas dois papelões onde estava escrito
toscamente à mão "Homem" e "Mulher".
O DJ Janot me contou que hoje tem lugares que fazem
a distinção pela cor da iluminação na porta (azul ou vermelho).
- E quem for daltônico? - ele pergunta.
Lembro de ter escrito há algum tempo:
"Vou a um restaurante recém-reformado
e empaco diante do banheiro.
Antes das obras, um lavatório mostrava
a letra 'H', de homem, e o outro a letra 'M', de mulher.
Simples assim. Agora, confuso, vejo-me diante de um 'O'
com o desenho de um alho e de um 'A'
com a ilustração de uma pimenta.
Sem pensar direito, abro a porta da pimenta,
no que sou detido por um garçom.
- É o outro - ele diz, antes de consolar-me:
- Muita gente se confunde.
Logo depois cai a ficha.
É uma moda que se espalha por aí e que daqui a pouco
vai fazer surgir a profissão de fiscal de porta de banheiro.
Uma amiga fala de um lavatório no exterior
que mostrava um círculo e um triângulo.
Ela ficou sem saber onde entrar
e teve que esperar outra cliente aparecer para então segui-la.
Neste caso eu não teria dúvidas, graças ao livro 'Código Da Vinci'.
Lá pelas tantas, o autor fala da célebre imagem desenhada por Da Vinci,
que mostra um homem dentro de um círculo
com os braços e pernas esticados.
O escritor explica que o pintor queria simbolizar
o equilíbrio entre o homem e a mulher.
O círculo é um símbolo feminino,
pois indica acolhimento e proteção.
Mas vai explicar isso para alguém apertado."
Mauro Ventura - DizVentura 17/01/2008