segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais sobre o Ouvir...


"O ato de ouvir exige humildade de quem ouve.

E a humildade está nisso:

saber, não com a cabeça

mas com o coração,

que é possível que o outro veja mundos

que nós não vemos.

Mas isso, admitir que o outro vê coisas

que nós não vemos,

implica em reconhecer

que nós somos meio cegos...

Vemos pouco, vemos torto, vemos errado.

Bernardo Soares diz que aquilo que vemos

é aquilo que somos.

Assim, para sair do círculo fechado

de nós mesmos,

em que só vemos nosso próprio rosto

refletido nas coisas,

é preciso que nos coloquemos fora de nós mesmos.

Não somos o umbigo do mundo.

Para se ouvir de verdade,

isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro,

é preciso colocar entre parêntesis,

ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.

(...)É norma de boa educação

ficar em silêncio enquanto o outro fala.

Mas esse silêncio não é verdadeiro.

É apenas um tempo de espera:

estou esperando que ele termine de falar

para que eu, então, diga a verdade.

A prova disto está no seguinte:

se levo a sério o que o outro está dizendo,

que é diferente do que penso,

depois de terminada a sua fala

eu ficaria em silêncio,

para ruminar aquilo que ele disse,

que me é estranho.

Mas isso dificilmente acontece.

A resposta vem sempre rápida e imediata.

A resposta rápida quer dizer:

“Não preciso ouvi-lo.

Basta que eu me ouça a mim mesmo.

Não vou perder tempo ruminando o que você disse.

Aquilo que você disse não é o que eu diria,

portanto está errado...”

(Ostra Feliz não faz Pérola-Rubem Alves-Pág 47)

Nenhum comentário: